PreservAÇÃO é um grupo de jovens da Igreja Ação Evangélica que foi criada com o objetivo de cuidar do Pico do Jabre e como também orientar a população dos cuidados com o meio ambiente.
Pico do Jabre
O Pico do Jabre foi oficialmente reconhecida em 19 de junho de 2002, e está Localizada no município de Maturéia-PB, na serra de Teixeira, o Parque Estadual Pico do Jabre, com uma área de 50 hectares de mata úmida, possui em sua flora espécies em extinção, a exemplo do Angico, Cedro, Umburana, Quixabeira e Aroeira. Na fauna, são encontradas várias espécies de macacos, répteis, tamanduá, gato maracajá, aves raras e animais selvagens que aos poucos vão
desaparecendo, atingidos principalmente por armas de fogo e queimadas.
O Pico do Jabre tem 1.197 metros de altura, é o ponto mais alto da Paraíba e é o terceiro ponto mais elevado do Nordeste brasileiro.
Por que Preservar o Pico do Jabre?
O Pico do Jabre recebe muitos turistas, não somente do Brasil, mas também de outros países. A mata do Pico do Jabre é um dos ecossistemas mais ricos do estado, abrigando árvores típicas da mata úmida e elementos da caatinga.
O Pico do Jabre surpreende por suas belezas, clima agradável e uma visão de encher de entusiasmo e energia positiva qualquer visitante.
Como Preservar o Pico do Jabre?
¨ Não pintar ou riscar pedras e árvores;
¨ Não pintar ou riscar as antenas e as casas onde são guardados os equipamentos das antenas;
¨ Não desmatar as árvores;
¨ Não jogar lixo entre as pedras e matas onde é de difícil acesso a coleta;
¨ Não tocar fogo nas matas;
¨ Sempre colocar o lixo nos lugares adequados e de facilidade para a remoção do mesmo;
Como o PreservAÇÃO Atua?
Um grupo de Jovens da igreja Ação Evangélica se unem a cada 2 meses e fazem uma visita ao Pico do Jabre com sacos e recolhem todo o lixo deixado pela pessoas que as jogam nas matas e nas pedras, além de também fazer um trabalho de conscientização em prol da preservação do meio ambiente.
O PreservAÇÃO também atua na distribuição e plantação da árvore Moringa Oleífera.